A Austin Rover, construtora britânica de carros que já havia lançado o modelo de rua miniMetro no início dos anos 80, resolveu desenvolver uma versão de corrida para disputar Rallys, principalmente o recém-criado Grupo B de Rally, nascendo assim o Metro 6R4. Com desenvolvimento da equipe Williams, o carrinho contava com tração nas quatro rodas e um motor V6 aspirado 3.0L com 410HP, diferente dos principais concorrentes que já possuíam motores turbo. Para esse modelo de corrida poder ser homologado, uma versão de rua mais mansa com 250HP também foi construída e colocada a venda, algo em torno 200 carros, sorte de quem tem um hoje em dia.
O carro estreou no final da temporada de 85 com um ótimo terceiro lugar, mas na primeira metade da temporada de 86 não conseguiu manter o ritmo, abandonando todas as provas, muito por conta de problemas com o motor. Logo depois o Grupo B foi extinto devido a vários acidentes fatais com pilotos e espectadores, e o 6R4 terminou a temporada disputando campeonatos nacionais de Rally e provas de Rallycross por equipes particulares, onde obteve mais sucesso.
As primeiras vezes que vi esse carro achei bem estranho, até feio com essa asa no pára-choque frontal, mas depois me acostumei e simpatizei com ele. O modelo mais clássico é o azul e branco das primeiras fotos, mas também teve esse vermelho e amarelo abaixo que foi pilotado por Didier Auriol, vencedor do campeonato francês de rally em 86. Alguns ainda correm até hoje em dia em eventos de clássicos como os carros das últimas fotos.
Sem comentários:
Enviar um comentário